IMG_20200127_101046055.jpg
Imagem3.png
Foto de Renan Teruya.jpg
 
 
  • Luisa Azarias

Navegar é preciso...A excursão Cananeia 2020

   Nos dias 10,11 e 12 de Outubro de 2020, o Objetivo Itatiba em sua primeira parceria com a consultoria educacional Tupác, realizará uma excursão com os alunos do ensino médio para a intocada Ilha do Cardoso!


    Para começar vale a pena descrever como é esse lugar paradisíaco... A ilha se situa no município de Cananeia, é o ponto mais ao sul de São Paulo, próximo a fronteira com o estado do Paraná, ela é cuidada pelo PEIC (Parque Estadual da Ilha do Cardoso), que visa proteger o bioma e a Mata Atlântica.



    Esse lugar é único! Com uma diversidade imensa de ecossistemas como os mangues, a restinga e também o famoso costão rochoso.


    Dependendo da noite é possível observar um evento muito raro, a noctiluca, que é nada mais que um conjunto de protozoários bioluminescentes que brilham através do contato, parece até mágica. Vale lembrar aqui que essa também é uma região de estuário.


    No dia 3 de Fevereiro de 2020, ocorreu no colégio Objetivo Itatiba uma palestra com a consultoria educacional Tupác, na qual o guia turístico Doug explicou todo o cronograma da viagem e expôs o valor do investimento por aluno, incluindo o seguro saúde obrigatório. Os professores presentes perceberam a euforia e o grau de motivação dos alunos do Ensino Médio que irão aproveitar essa  oportunidade única de estudo do meio.



Doug explicando a rotina dos alunos na viagem



Alunos concentrados nas explicações do Doug


Estudo em campo!


    Nessa viagem os alunos poderão ver tudo aquilo já estudado antes, todos farão a trilha para a Cachoeira Grande, visita à vila fantasma em Ararapira, conhecerão um morador da comunidade caiçara ao participar de uma palestra e sairão para estudar o ecossistema da restinga e do mangue. Estudarão também o costão rochoso e o fenômeno noctiluca.


O que levar ?


    Já que a Ilha do Cardoso é uma reserva nacional, eles aconselham os alunos  a levarem suas roupas de cama. Lá todos os alunos dormirão em quartos separados por setor, sendo quatro estudantes em cada dormitório.


   Para as trilhas é essencial usar roupas compridas e tênis, para melhor proteção... já ao realizar a visita à vila fantasma, cada aluno deve levar sua lanterna, pois todos irão à noite. Próximo à viagem,o Colégio irá entregar a cada estudante uma lista do que não poderá faltar na bagagem dos alunos.


Horário livre


    Como essa viagem é uma oportunidade incrível, claro que todos os alunos terão seus horários para diversão. Cada dia os alunos irão a lugares diferentes, a fim de estudar os ecossistemas de cada região e, após esse breve estudo todos poderão curtir a praia,  o luau e a cachoeira.


Refeição


    Os estudantes ficarão hospedados na Pousada Marujá, onde terão café da manhã, almoço e jantar completos. O cardápio também será completo para vegetarianos e veganos! Todos terão a oportunidade de provar o incrível cardápio de frutos do mar dessa região!


Segurança


    Para total segurança dos alunos, todos já recebem o seguro saúde incluído, caso algo mais grave aconteça lá existe uma " voadeira " pronta para qualquer tipo de resgate, para que tudo ocorra bem é aconselhável todos obedecerem às ordens de seus professores e responsáveis, assim a segurança será  total .

74 visualizações

Posts recentes

Ver tudo