top of page
Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Foto do escritorMaria Flaibam

Novos desafios na Olimpíada Nacional em História do Brasil

O Colégio Objetivo Júnior proporciona aos alunos mais um ano de experiência ao participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) em sua 12ª edição.


A ONHB tem como principal objetivo ajudar e incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre temas diversos. Para os alunos preocupados com seu conhecimento prévio em História do Brasil, não há impedimento em participar, pois as provas oferecem todas as informações que serão necessárias para elaborar as respostas. O que se espera dos alunos é que eles tenham contato com a história do país e reflitam sobre ela.


O formato das fases proporcionam aos alunos vivenciarem o trabalho de um historiador, além disso os estudos se aprofundam na História do Brasil preparando os alunos para concursos, vestibulares e provas do ENEM.

A Olimpíada de História está aberta para professores e alunos do Fundamental (8º ao 9º ano) e Ensino Médio de escolas particulares e públicas de todo Brasil.


Para participar os interessados devem formar equipes contendo um professor de História e três alunos. A ONHB conta com seis fases online com uma semana de duração cada. Após as seis fases, no mínimo 200 equipes serão classificadas e convocadas para a final, que será realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Os alunos e professores do colégio esperam ansiosos pela ONHB. Alguns alunos que vivenciaram essa experiência foram entrevistados pelas jornalistas do OBJ NEWS e com isso obtivemos os seguintes comentários:


"É um pouco difícil, porém é divertido, a participação de todos como uma equipe, e no final nós ganhamos comida" - Manuela Lima Dameto, 9º ano.


Manuela Lima Dameto e sua amiga, Maria Eduarda Costa


"É muito difícil, no ano passado muitas equipes foram eliminadas na terceira fase, minha equipe e eu fomos eliminados na quarta fase. A ONHB exige bastante tempo e atenção em suas provas, mas eu acredito que em breve o Colégio Objetivo conseguirá" - Isadora Geanine, 1º ano do E.M.

Isadora Geanine, Professor Renan Teruya e alguns membros das Olimpíadas de 2019


Grande dúvida gerada entre discussões foi se o Colégio Objetivo já ganhou alguma das Olimpíadas de História, entrevistamos a aluna Lariane Fernandes de Faria do 3º ano do E.M.


"Nenhuma equipe dos anos anteriores conseguiu ganhar a Olimpíada de História. Nós devemos ter parado em algumas das fases, mas eu não acho que foi por falta de trabalho em equipe" e, seguiu dizendo - "a maioria dos integrantes dos grupos estava participando pela primeira vez, a ONHB tem um modelo diferente, não é como uma Olimpíada de Matemática ou Física"e, finalizou - " este ano estou com esperança de que todos já estejam aptos para alcançar uma excelente classificação".


Lariane Fernandes de Faria

As inscrições para a 12ª edição da ONHB, projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp, já estão abertas. O Colégio Objetivo inscreveu, através de um processo seletivo, quatro equipes de três alunos. Os alunos selecionados foram informados na semana passada sobre a aprovação. Boa sorte aos nossos alunos!

48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page