O ressurgimento do Grêmio Estudantil
- Maria Flaibam
- 10 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de fev. de 2020
No dia 03 de fevereiro (segunda - feira) foi realizado um encontro para os alunos interessados em participar do Grêmio Estudantil. Nesse momento foi explicado como funcionará o trabalho que será exercido pelos cargos da presidência ; durante a explicação, além do funcionamento, salientou-se a importância da responsabilidade que a chapa eleita terá que assumir... Também foi o momento de destacar a data da eleição: dia 06/03 (sexta - feira).
Por volta do ano de 2008, foi encerrado o Grêmio estudantil Maria Teresa Degani de Souza do Colégio Objetivo Júnior de Itatiba. E, neste ano de 2020, após uma reflexão construtiva com o Diretor, conseguimos o retorno do Grêmio. Repleto de trabalho e entusiasmo, os alunos propuseram muitas novidades...

Para iniciar os trabalhos, os alunos terão a oportunidade de vivenciar as dinâmicas de uma eleição , dentro no colégio. Assim que encerrou-se a palestra, os alunos interessados em ingressar na parte administrativa do Grêmio tiveram uma semana para estabelecer os integrantes das chapas concorrentes. Para a formação das chapas ,os alunos tiveram que seguir a seguinte regra: ter 8 membros por chapa e, cada integrante, seguirá para uma determinada função. As funções são:
I : Presidente
O Presidente é responsável por representar o Grêmio dentro e fora da escola, convocar as reuniões relacionadas ao Grêmio em geral, cumprir e fazer cumprir as normas do estatuto e cobrar os trabalhos dos outros representantes do diretório. Alunos do 3º ano do E.M. não podem ser Presidentes.
II: Vice- Presidente
III: Secretário- Geral, além de auxiliar o Presidente em sua função, assume seu cargo no caso de ausência.
III: Secretário - Geral
É responsabilidade do Secretário -Geral publicar avisos e convocações de reuniões, divulgar editais e convites, lavrar atas das reuniões de Diretoria e manter em dia os arquivos da entidade.
O Tesoureiro -Geral deve ter sob seu controle todos os bens do Grêmio, manter sempre em dia o movimento financeiro e apresentar, junto ao Presidente, a prestação de contas ao Conselho Fiscal.
O Tesoureiro-Geral deve ter sob seu controle todos os bens do Grêmio, manter sempre em dia o movimento financeiro e apresentar, junto ao Presidente, a prestação de contas ao Conselho Fiscal.
V: Diretor Social
O Diretor Social é responsável pelas Relações Públicas, organizar eventos festivos promovidos pelo Grêmio e manter o Grêmio informado sobre os fatos de interesse dos estudantes.
VI: Diretor de Cultura
O Diretor Cultural deve promover a realização de exposições, concursos, festivais de música e outras atividades de natureza cultural e também a administração da biblioteca da escola.
VII: Diretor de Esportes
O Diretor de Esportes deve coordenar e orientar as atividades esportivas dos estudantes, incentivar a prática dos esportes e organizar os campeonatos internos e externos.
VIII: Diretor de Saúde, Meio Ambiente e Voluntariado
O Diretor de Saúde e Meio Ambiente deve promover a realização de palestras, exposições e concursos, sobre saúde e meio ambiente, manter relações com entidades de saúde e meio ambiente escolar e incentivar hábitos de higiene e conservação do ambiente escolar.
Nas eleições é extremamente proibido as chapas pedirem ajuda aos trabalhadores da escola (Monitores, professores, pessoal da limpeza, etc.) e também fazer publicidade fora de horário estipulado pelo estatuto.
P.S.: Caso, você, seja um membro das chapas e queira correr o risco de desrespeitar as regras... cuidado com o Profº Renan.

Kommentare