top of page
Início: Bem-vindo
Início: Blog2
  • Beatriz Frare Belgini

Professora Maria Teresa, a alma por trás do Grêmio Estudantil

Atualizado: 19 de fev. de 2020



Maria Teresa Degani de Souza, nascida em 1941 na cidade de Itatiba, filha de Armando Degani e Alba Panzzarin Degani, teve sua vida dedicada à profissão. Não foi apenas uma professora de Geografia, mas sim a professora de Geografia e Vida, inspiradora de muitas pessoas...Soube como ninguém como ensinar, pois demonstrava paixão pelo que fazia. Formada pela PUCCAMP, sua didática era nata. Nasceu professora e, dentre suas paixões também temos a música.Tocava piano com uma emoção contagiante ... tocou no Conservatório Municipal de Campinas por muitos anos.

Casada com Antonio de Pádua Souza, teve três filhos, dois homens e uma mulher. Deixou um legado em sua profissão, pois é, e sempre será lembrada por muitos como uma das melhores professoras da época. Todos que se recordam em ter tido aula com ela, com certeza, foi uma das melhores professoras do nosso colégio; desde pequenina tinha o sonho de se tornar professora e ,assim fez, perfeitamente e com muito carinho.


Maria Teresa era muito extrovertida e extremamente gentil, além de ser muito inteligente e perspicaz; todos os seus discípulos, sempre serão gratos à marca deixada por D.Teresa em suas memórias de viagens...as excursões que ela fazia com alegria e vivências únicas nunca perderão o sabor da saudade por ela deixada, pois os alunos viajavam desde de a sala de aula, nos momentos que antecediam os passeios até o dia da viagem propriamente dito. Muita emoção na descrição da paisagem que seria vista desde a entrada no ônibus até a chegada ao local de destino. E ao chegar...todos sentiam um " deja vu", pois era como se já estivessem passado por aquele lugar; mesmo sem nunca terem viajado de verdade para lá. Quem foi discípulo desta professora entende o que afirmo e, se emociona ao recordar...bons tempos aquele, disse Ana Carolina Mazzutti Sesti, ex aluna e fã da professora Teresa.


Maria Teresa faleceu em 19/06/2006, ainda muito jovem, com 65 anos. Amigos e familiares recordam de sua trajetória com muita saudade e admiração.



1.130 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page